Menos marketing, mais conteúdo

O foco da abeLLha em 2017 e o meu pessoal, também.

Uma das minhas maiores reflexões nos últimos meses tem sido sobre geração de valor. Sobre como impactar o maior número possível de pessoas com conhecimento prático, relevante e que possa ser aplicado agora.

O agora, aliás, é outro assunto bem presente no meu dia-a-dia. Quando se sabe onde se quer chegar (com um propósito e estratégias claros), pensar o que pode ser feito hoje, sem que dependamos de ninguém, traz uma capacidade de gerar resultados fantástica.

Em cima destas (e algumas outras) reflexões, neste ano decidimos direcionar o ecossistema abeLLha exatamente para esta questão: como podemos gerar valor, hoje, para o maior número possível de pessoas e empresas no Brasil?

1. Vamos deixar pública toda a nossa metodologia e material de incubação

Estamos finalizando o portal geLLeia real, que terá todo o nosso processo documentado, organizado, pra quem quiser usar e abusar. O objetivo é realmente compartilhar de forma pragmática o nosso aprendizado e as ferramentas que podem ser utilizadas hoje para o ecossistema empreendedor. Alguns exemplos de conteúdo que teremos:

  • Organização Financeira: como construir o plano de negócio e controlar seu fluxo de caixa de maneira clara e estratégica. Iremos explicar e disponibilizar nossos modelos de excel, por exemplo, que está prontinho para ser rodado.
  • Gestão Estratégica e da Equipe: como implementar o Honeycomb, que promove a gestão horizontal, alinhando propósitos e deixando claro o papel de cada um para que o time tenha uma boa performance e autonomia na execução.
  • Comunicação: como organizar sua comunicação e implementar estratégias de assessoria de imprensa (porque, afinal, quem está começando raramente tem grana pra gastar com marketing e gerar a tração inicial!)
  • Leituras e Pessoas: a gente está constantemente atualizando nossa biblioteca e adoramos recomendar novas leituras e sugerir pessoas que estão gerando real valor para os empreendedores.

Entendemos que ajudar pessoalmente alguns projetos (por meio da incubadora) é maravilhoso, porém não escala a nossa metodologia. Organizando e documentando esse aprendizado em um portal, podemos atingir mais projetos bacanas e beneficiar mais pessoas.

2. Fizemos consultorias e gostamos. Queremos fazer mais!

Entendemos que isso é gerar valor, hoje, para um outro público: empresas já estabelecidas no mercado.

Algumas das organizações que trabalhamos desejavam operar de uma maneira horizontal, olhando para as pessoas como o foco principal do negócio. Foi ótimo validar a nossa metodologia e o nosso conhecimento em diferentes indústrias e sentir na prática a relevância do Honeycomb.

Obviamente, esta é também uma boa maneira de trazer capital para o nosso ecossistema e tem sido essencial para manter o apoio aos projetos de impacto social da incubadora (nossa planilha financeira é pública, aliás, você pode acessá-la aqui)

3. Menos marketing, mais conhecimento

O meu comprometimento pessoal, daqui pra frente, é gerar novo conteúdo relevante toda semana, compartilhando todo o meu aprendizado, ferramentas e reflexões. Quero focar realmente no que pode ser aplicado hoje.

Percebi que isso é algo que tenho agora, que posso fazer hoje e que pode gerar valor pra alguma outra pessoa (ou muitas outras), hoje, também.

Vou fazer isso no geLLeia real, no Facebook e aqui no Medium.

Meu foco é compartilhar conhecimento prático e aplicável para quem tem ou deseja ter uma empresa ou startup. Fundadora da abeLLha.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store