Que belo 2018, bicho!

Ana Julia Ghirello
5 min readDec 20, 2018

Mais um ano se encerra e é inevitável a reflexão sobre o ano que passou e as projeções sobre os anos que virão. Para mim, 2018 foi um ano de dar um passinho para trás, reorganizar a casa e me entender melhor para caminhar de maneira mais leve e enxuta daqui para frente.

Isso, certamente, refletiu também no ano da abeLLha.

Esta foi a nossa terceira primavera operando a todo vapor. As últimas duas foram de solidificar o nosso método e ferramentas para a aceleração de negócios. Em 2018, a nossa maior reflexão foi: como levar o nosso conhecimento para mais pessoas? Como escalar o nosso método e, assim, contribuir com o que sabemos para que mais negócios saiam do plano das ideias e se realizem no mundo.

Foi hora de cortar o que não fazia sentido para nos prepararmos para focar em menos coisas, com mais profundidade e escalabilidade em 2019.

Ainda assim, acho legal compartilhar algumas coisinhas que fizemos com vocês ;)

Em 2018, a abeLLha:

Entrou na favela

Abrimos as portas da nossa sede na favela do Cantagalo / Pavão no Rio, dentro do Favela Hub. Para mim, este projeto é especial de duas maneiras: ele foi o primeiro tocado de ponta a ponta pela Beta, é um trabalho desenvolvido diretamente na base da pirâmide e vimos o potencial de mudança do método também nesta realidade.

Ajudamos artesãs, produtores culturais, uma rádio comunitária, um negócios de hortas e alimentação saudável, uma agência de turismo, um projeto de reciclagem de óleo e o próprio Favela Hub. Customizamos ferramentas e atendimentos para que se encaixem ao perfil de cada negócio e cada empreendedor.

Alguns dados dos 6 meses do projeto:

6 empreendedores da favela foram escolhidos para receberem o acompanhamento do nosso método quinzenalmente
Fizemos 90 atendimentos a pessoas da comunidade
2 negócios que saíram do papel já estão gerando renda
• Demos suporte e estrutura para que os empreendedores se reconheçam como empresários (uma barreira um tanto quanto forte!)
• Ajudamos com o entendimento de que pra começar um negócio você não precisa de muito dinheiro (o conceito da validação em pequenas partes)

Sobre o nosso programa de aceleração

Eu particularmente gosto muito de acompanhar as nossas startups incubadas de pertinho! Ainda sou eu quem faz os checkpoints quinzenais com cada uma junto com a Beta. É uma troca muito rica e gratificante, que traz aprendizado para ambos os lados.

Neste ano expandimos a rede de mentores (com profissionais do mercado) e incluímos sessões de coaching para inteligência emocional dos incubados.

Até hoje na abeLLha:
24 Startups já passaram pelo nosso programa desde 2016.
10 se graduaram: completaram as etapas e módulos mesmo que o negócio tenha descontinuado posteriormente.
5 estão em estágio de tração (21%): monetizando, atingindo o break even (pagando suas operações mesmo que em pequena escala), ou levantando investimento

Karl, advogado da rede de mentores da abeLLha com a Diaspora.black — um dos nossos acelerados.

[ Quase ] Lançamos a nossa plataforma.

Estamos na fase final de testes para lançar a plataforma com todo o conhecimento e ferramentas da abeLLha gratuitos para os empreendedores. Trabalho lindo do Max, Gabriel e Carlos (com apoio de Deyse!)!
A plataforma será lançada com 3 módulos principais:

1 — Estágios

2 — Financeiro

3 — Indicadores do Negócio (KPIs)

Essa será a home do empreendedor

ESTÁGIOS

Neste módulo o empreendedor terá acesso a todo o conhecimento do nosso método em forma de artigos. Em cada módulo e em cada artigo, ele ou ela poderá marcar se já completou a etapa, indicar que começou a executa-la ou se a está executando. Assim, terá clareza de quanto falta para completar cada módulo (em %). Os módulos são divididos em:

(1) Fase de ideação: pra quem está com uma ideia mas não sabe o que fazer para lançá-la;

(2) Pré lançamento do produto ou serviço no Mercado: construção do produto ou serviço inicial — MVP — uma vez que você entenda que vale a pena executar a ideia;

(3) Pós lançamento do MVP e go to market: uma vez que o produto ou serviço esteja no ar/disponível para clientes, como fazer para operar e crescer o negócio;

FINANCEIRO

Módulo financeiro da plataforma da abeLLha

Aqui é onde o empreendedor vai construir o plano de negócios ( também chamado de BP ou P&L) a partir de uma planilha do Google bem simples e intuitiva (bom, isso vocês vão dizer pra gente, quando experimentarem, né? mas nosso incubados já a utilizam :) ). É também onde ela ou ele irá operar o financeiro no dia a dia da sua empresa — adicionando e categorizando cada receita e despesa. Assim, com a sincronização, terão uma visão super simples de como vai a saúde financeira do negócio no cenário real comparado com o que planejaram. Fica super simples, também, pra mostrar o andamento da empresa para possíveis investidores ;)

INDICADORES DO NEGÓCIO (KPIs)

Neste módulo o empreendedor poderá ter acesso aos gráficos dos principais indicadores da sua empresa. A plataforma vai traduzir os dados da mesma planilha Google que você usou para projetar e operar o financeiro. O módulo “pesca” a parte da planilha dos indicadores do negócio e transforma em gráficos que te indicam se as metas estão acima ou abaixo do planejado de forma bem simples e visual:

Gestão dos indicadores do negócio

Só coisas lindas para 2019!

Equipe Lindeza da abeLLha

Estamos empolgados para começar 2019, pois além da expansão do nosso conhecimento via plataforma, vamos levar o mesmo método que utilizamos com as startups para empresas com o nosso programa inCompany. Nele, negócios mais tradicionais poderão ter acesso ao método da abeLLha para que suas equipes internas operem com mais agilidade e poder de inovação.

Ainda em 2019, temos o nascimento do nosso primeiro bebêLLha. Quem diria, né, Max?

Obrigada a todos que ajudam direta e indiretamente a dar continuidade à jornada da abeLLha ❤

--

--

Ana Julia Ghirello

Meu foco é compartilhar conhecimento prático e aplicável para quem tem ou deseja ter uma empresa ou startup. Fundadora da abeLLha e VP na HBO Max.