Um modelo simples para você organizar suas finanças pessoais ou da sua empresa/startup

Ter disciplina com as finanças irá te ajudar a ter visão estratégica de possibilidades e a entender com maior rapidez para onde direcionar suas metas pessoais ou empresariais

Ana Julia Ghirello
4 min readDec 15, 2017

A realidade é que ter disciplina financeira é um grande desafio para a maioria. Saber para onde vai o dinheiro é um fator determinante para atingir objetivos pessoais ou da sua empresa.

Poucos falam sobre o quão bom administrador você tem que ser quando empreende, ou quão poderoso é saber pra onde vai o seu din din todos os meses. Assim, vou te mostrar uma maneira relativamente simples (e com um template pronto) pra fazer isso acontecer!

Por quê?

O sucesso financeiro na vida pessoal tem muito mais a ver com o quanto (e como) você gasta do que com o quanto se ganha — obviamente que em diferentes contextos.

Para o sucesso da sua empresa, um dos pontos essenciais para atingir resultados e objetivos é ter clareza sobre seu fluxo de caixa.

Estrutura

O excel contém 4 abas: Plano, Real, Receita e Despesas

Plano: aqui você vai projetar as suas despesas e fontes de receita.

Real: é a realidade :) esta aba será automaticamente populada à medida que você alimentar a tabela com cada despesa ou receita.

Receita: tudo que entrar de “din din” deve ser listado nessa aba, dentro da categoria pertinente.

Despesas: tudo que for gasto deve ser listado aqui (contas, restaurante, salários nos caso das empresas).

Por onde começar?

Categorias

O primeiro passo é abrir a aba Plano e criar todas as categorias que sejam relevantes para sua vida pessoal ou o seu negócio. Você fará isso na coluna C. Remova linhas que sobraram para que fique mais ou menos assim:

Exemplos de categorias para finanças pessoais e empresariais

Essas categorias se duplicarão automaticamente na aba Real.

É importante categorizar as despesas em grupos amplos e relevantes para o seu tipo de negócio ou vida pessoal.

Não modifique nada nas células que estão em cinza. Elas contém fórmulas que calculam tudo automaticamente.

Projetando despesas, receita e indicadores

Agora é hora, ainda na aba Plano, de projetar as despesas e receitas. Pesquise, faça contas e tente ser o mais pé no chão possível! Use dados do passado, para projetar seus objetivos financeiros.

É super normal projetar e errar, não se preocupe com isso. À medida que você começar a operar vai entender o que errou e o que acertou no seu planejamento e poderá fazer ajustes :)

Um vez feita, sua aba Plano deve ficar mais ou menos assim (exemplo finanças pessoais abaixo):

Agora tá fácil, é só operar!

Mas antes…

Clique na aba Real e tenha certeza que ela está exatamente igual a aba Plano! Se você removeu colunas na aba Plano, remova também na aba Real. De resto, tudo será automaticamente copiado para esta aba e ela irá calcular exatamente as despesas e receitas colocadas nas outras duas abas (Receitas e Despesas).

Listando Receitas e Despesas

É aqui que acontece o dia a dia: nas abas Receita e Despesas. O funcionamento é simples:

  1. Despesas: Toda vez que você tiver uma despesa, você vai preencher a aba Despesas, colocando o mês de referência da coluna B, o valor na coluna D e a categoria (que será automaticamente populada da aba Plano) na coluna F. As outras colunas podem ser preenchidas para que você tenha maior contexto do todo (e eu recomendo preencher), mas não são essenciais.

2. * Cuidado! o numerozinho do mês de referência deve ser sempre o dia 1 do mês — assim: 1/1/2024. Se, por ventura, você arrastar as células para copiar o mês e a data ficar assim: 2/1/2024 as fórmulas não irão funcionar.

3. Receitas: Toda vez que você faturar, você vai preencher, na aba Receita, o mês de referência na coluna B, o valor na Coluna E e a categoria dessa receita na coluna H (que será, também, automaticamente populada da aba Plano). Novamente: as outras colunas podem ser preenchidas para que você tenha maior contexto do todo (e eu recomendo preencher principalmente colunas C e D, que especificam quando uma fatura ou cobrança foi enviada e até quando o cliente deve pagá-la), mas não são essenciais.

E pronto!

O segredo deste processo não está no Excel, mas na sua disciplina em preenchê-lo. Seja criterioso e aplicado e não deixe nada de fora!

Recapitulando…

  1. Preencher aba Plano;
  2. Ter certeza que aba Real está idêntica à aba Plano;
  3. Toda vez que tiver despesas, liste na aba Despesas;
  4. Toda vez que receber pagamentos, liste na aba Receita.

— > Planejamento EMPRESAS: Crie uma cópia do template para o Google Sheets aqui

— > Planejamento PESSOAL: Crie uma cópia do template para o Google Sheets aqui

Dúvidas? Alguma coisa coisa não ficou clara em determinado passo? Deixa um comentário que vamos melhorando!

Compartilhem a informação! O objetivo é dividir ferramentas e metodologias que funcionem bem para todos!

--

--

Ana Julia Ghirello

Meu foco é compartilhar conhecimento prático e aplicável para quem tem ou deseja ter uma empresa ou startup. Fundadora da abeLLha e VP na HBO Max.